Endereço: Praça Manoel Joaquim de Araújo, nº 126, Centro, Itabaiana-PB.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A arte do poeta Antonio Costta na visão de George Mendonça


ARTE PRODUZ EFEITOS IMPREVISÍVEIS 

A obra de arte em seu repertório cria uma expectativa em torno do seu significado e pondo-se a imaginar por muitas vezes, aproprio-me de uma bateria de teorias para formular regras e critérios que ajude a decifrar a arte que está na beleza do artista plástico Antônio Costta.

Por muitas vezes a paisagem em tela dispensa a tradução verbal, as criticas, as regras e os critérios que facilitam a compreensão do quadro criado pelo artista.

E escrevo nesse tom referindo-me a alguns quadros do poeta, pois meu olhar e relacionamento com a arte têm múltiplas formas que sempre viajam no tempo e apropriam-se de várias linguagens, apego-me a esse relacionamento visual, que me conduz a imaginar o esboço e as decisões que impulsionou o pintor a elaborar a sua arte singular.



Nas paisagens em tela, vejo um poema com ares de revolta, encontro a sensibilidade em que informa o sentimento, e diante desta arte singular mergulho neste mundo de corres e informações.

E me deparando com o visual, vejo o quadro gritar em corres para silêncio de quem tem a curiosidade de ler o que esta na pintura de um artista escritor, que através da de sua criatividade em tela revela a intimidade e a verdade que ajuda a entender a sua mensagem visual.

A arte tem muitas linguagens e essa fala da vida, do trabalho e da força. Eu não estou delirando em minha reflexão, mas as cores parecem cantar em uma harmonia juvenil. A sombra, a luz, a reflexão transmitida pela imagem é transparente em sua ingenuidade e impar em sua expressão.

TELA: ABAPORU CARREGANDO ÁGUAEsta tela é uma releitura que o artista plástico Antonio Costta fez de O ABAPORU de Tarsila do Amaral.
(Texto: 

Um comentário:

  1. Belíssimo blog! Verdadeira Galeria de Arte Virtual e de muito bom gosto. Talento e inspiração não lhe faltam Parabéns!

    ResponderExcluir